SUBMISSÕES
o novo prazo para submissões é dia 02 de setembro de 2024!
-
O arquivo em PDF com o resumo dever ser enviado para o e-mail seminariopracadeaulas@gmail.com com assunto “Submissão - Último sobrenome do primeiro autor”.
-
Os autores tem a opção de submeter os trabalhos para apresentação online ou presencial.
-
O formato dos trabalhos poderá ser em: 1) texto (resumo expandido); 2) vídeo; 3) exposição; 4) performance.
-
Outros formatos de apresentação dos trabalhos também serão aceitos, como vídeo ou exposição, por exemplo. Nessas condições, o resumo deve fazer a descrição ou roteiro da apresentação, bem como da versão expandida para a publicação em meio digital ao final do evento, conforme as regras para submissão.
-
Os trabalhos selecionados serão publicados em meio digital após o evento, para tanto os autores deverão encaminhar para a organização do Seminário o artigo com no mínimo 4 mil e máximo de 5 mil palavras na formatação conforme as regras para submissão e com até 12 imagens. O prazo para o envio é até 45 dias após o término do evento.
painéis temáticos:
Para os debates foram delimitadas três bases, intrinsecamente multidisciplinares:
1. As transformações territoriais incrementadas por ações educativas;
2. Métodos e dispositivos de formação de jovens pelo e no território;
3. Difusão cultural e científica como formação política do sujeito periférico.
Estas três bases atravessarão os quatro painéis temáticos definidos para os debates a partir das ações de pesquisa e extensão no território. São eles:
PT1: Agenciamentos do espaço público, o painel põe em debate estratégias de ações educativas e culturais processadas nos espaços públicos
PT2: Territorialização pela escola, o painel discute as escolas públicas como elemento territorializador de ações de transformação sociocultural
PT3: Difusão cultural e científica nas bordas, propõe trocas de experiências relacionadas a esta questão em sua capilaridade social e territorial.
PT4: Agenciamentos do território, debate as estratégias de ações transformadoras sobre o habitat urbano nos fluxos pelo território
O formato do Seminário Territórios da Praça: o espaço público e a educação nas periferias em debate está baseado antes em um método de trabalho do que em uma distribuição de programação. Todos os painéis temáticos comportarão todos os apresentadores de trabalho e todo o público presente ao evento, não há sobreposição de sessões, nem separação em debates específicos, a intenção é o debate em sua multiplicidade.
O seminário propõe estimular o debate qualitativo ao invés de amostragem quantitativa, em cada painel serão apresentados quatro trabalhos com tempo previsto de trinta minutos para cada, ao final serão dedicados sessenta minutos para os debates, totalizando três horas para cada painel temático. Ademais, as mesas que compõem os momentos inicial e final dos debates nos Painéis colocarão frente a frente acadêmicos brasileiros e estrangeiros com membros de coletivos territorializados nas periferias de São Paulo. Em seguida à mesa no primeiro dia do evento está prevista a palestra inaugural com um diálogo entre territórios na América Latina, Tim (Coletivo Imargem, Jardim Gaivotas, São Paulo) e Francisco Cabanzo (UEB, Sumapaz, Bogotá).
O Seminário só estará completo com a visita ao território e ao exercício de sua experimentação, no sábado dia 19/10, os participantes estão convidados (com inscrição prévia) para visitar o projeto Praça de Aulas no Jardim Gaivotas, Grajaú, São Paulo.
Regras para submissão:
1. Resumo expandido: deve conter entre 800 e 1.100 palavras;
2. Margens: esquerda 3,0 cm, superior, inferior e direita 2,5 cm;
3. Texto: em fonte calibri tamanho 12. Título principal calibri 14 em negrito centralizado. Autor(as) e vínculo institucional, calibri 12 em negrito, alinhado à esquerda, no caso de 2 ou mais autores (até 4) pular uma linha entre os nomes de cada um(a). Subtítulos, calibri 12 em negrito, alinhados à esquerda;
4. Parágrafo: 6 pt depois e espaçamento entre linhas de 1,5;
5. Notas: ao final do texto em calibri 10, referências ABNT calibri 11;
6. Imagens: até três imagens com largura máxima de 15 cm, com legenda e fonte no máximo com 2 linhas em calibri 10.